segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conhecer Pernambuco: decepcionar, decepcionar!


Muita gente acha as minhas reclamações "um saco", mas não adianta... Enquanto as coisas estiverem como estão, vou ter de continuar INDEFINIDAMENTE!

Sábado, 28 de agosto, marquei uma aula externa com o 6º período de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Maurício de Nassau e os 4º períodos de Arquitetura e Urbanismo (Manhã e Noite) da Faculdade de Ciências Humanas Esuda. O objetivo era visitar Igarassu e a Ilha de Itamaracá, analisando a arquitetura colonial (civil, religiosa e militar) e o urbanismo colonial. Como as coisas aqui são sempre permeadas pelo descaso e inoperância, não pudemos visitar o Convento de Santo Antônio de Igarassu, que se encontrava fechado para visitas em pleno sãbado pela manhã! Fui pedir às freiras que abrissem o mesmo para que os mais de 40 alunos pudessem vistar a igreja, o convento e a pinacoteca, mas isto foi negado!

A pergunta é: Isto está certo? Não é patrimônio nacional tombado pelo IPHAN? A pinacoteca não foi criada para a visitação pública? Os museus não devem ficar abertos das terças-feiras aos domingos? Quem responde por isso? Por que Pernambuco, ou melhor, o Governo Estadual não para de dizer que esta terra é isto e aquilo se não há estrutura para visitá-la?

Eu já conheço a pinacoteca, formada por um acervo incrível e mal-cuidado e meus alunos não têm o direito de conhecê-la?

A decepção foi enorme! Viajar, viajar e decepcionar, decepcionar, não é mesmo?!

9 comentários:

  1. Um enorme decepção não só para nós alunos de arquitetura, mas sim para toda a população pernambucana.Que tem vários monumetos historicos e serem conhecidos, porém não tem o mínimo respeito por eles.

    Realmente é decepcionante!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é prof. e caros colegas ficamos a ver .... as portas fechadas. Mas gostaria de registrar a minha satisfação em conhecer as outras igrejas que como moro em jaboatão nunca tinha visto.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh prof. lembrei... ontem foi ao ar uma reportagem sobre a restauração da igreja do carmo olinda. vc viu?
    o link para ver a reportagem http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/historia/2010/09/02/VID,18133,4,215,VIDEOS,879-RESTAURACAO-IGREJA-CARMO-ARRASTA-ANOS.aspx

    ResponderExcluir
  4. Governo do estado = muuuito ocupado cuidando da (re)eleição desse ano pra cuidar de coisas tão insignificantes eleitoralmente falando... infelizmente é isso, f***-se o passado e o futuro, o importante é o momento

    ResponderExcluir
  5. CONTINUE DENUNCIANDO ESSAS COISAS ANDRÉ. SÓ ASSIM PODE SER QUE CONSIGAMOS ALGUNS RESULTADOS,

    BJS,

    ISABEL FARO

    ResponderExcluir
  6. Fico triste pelo abandono e pela falta de interesse por parte das autoridades competentes

    ResponderExcluir
  7. É realmente um absurdo ter nossos monumentos históricos fechados para visitação pública e ainda mais grave é saber do descaso, do abandono. É uma vergonha para Pernambuco.

    ResponderExcluir
  8. Os estudantes de Turismo também tentaram, mas, creio ser uma MISSÃO IMPOSSÍVEL!
    GIL - FACOTTUR

    ResponderExcluir